Roteiro Cultural – Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana em São Paulo

“[…] é importante saber que tanto a unidade quanto a diversidade estão a nosso dispor, na medida em que buscamos amparo nas tradições africanas. O que não podemos fazer é vê-las como opostas, como ardilosamente nos propõe as estratégias coloniais do ocidente.”

Taata Wanderson Flor do Nascimento, 2014

Divulgação

Divulgação

A Viaje10 em parceria com Pedro Neto criam o primeiro roteiro dedicado aos territórios tradicionais de matriz africana da cidade de São Paulo.

Durante cinco dias, entre os dias 11 e 15/10/2016, poderão percorrer o Museu AfroBrasil, o Ilé Ìyá Mi Òsun Muiywa, o Nzo Tumbansi / Instituto Latino Americano de Tradição Afro Bantu – ILABANTU, o Ilé Àse Omo Igba Aladan e o Mercado d’Àgò.

Rodas de conversa com reconhecidas lideranças tradicionais e especialistas como Mãe Wanda de Òsun, Uncondo Katuvanjesi Walmir Damasceno, Taata Arthur Mambulekwala, Pai Toninho de Òsun, Vagner Gonçalves da Silva, Sandra Campos e Pedro Neto, além de vivências com o Afoxé Omo Dada, com as várias vertentes do Samba, Culinária Sagrada Afro-Brasileira.

O roteiro visa fazer os participantes conhecerem e vivenciarem a cultura dos povos tradicionais de matriz africana para além da relação com o sagrado a partir dos conceitos identitários contidos no Plano de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana da Secretaria de Políticas para Comunidades Tradicionais – SECOMT da então SEPPIR do Governo Federal.

Acesse https://viaje10.com.br/tour-cultural-afro e vejam informações detalhadas.

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *