Dia Nacional da Consciência Negra, o que rola no Pais

 São Paulo – capital

10ª Marcha da Consciência Negra em São Paulo. Convide os amigos, parentes e traga a sua família!  Próxima quarta, a partir das 11h da manhã, no vão do MASP – Avenida Paulista – SP

   

Nos dias 19 e 20 de novembro, a Praça das Artes, em São Paulo, será palco de uma reunião de alguns dos maiores nomes da soul music brasileira. Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, a Boia Fria Produções e a Fundação Theatro Municipal promovem dois shows gratuitos que celebrarão a história do gênero no Brasil. Com apresentações que misturam suingue e emotividade, tendo os grandes mestres como protagonistas, o evento promete reunir a geração que viveu os gloriosos anos do movimento soul e os novos apreciadores que conheceram suas obras a partir de releituras de artistas contemporâneos.

 

 

 

Jundiaí

Dia 19 de novembro 18h30 – Sessão Ordinária Câmara Municipal com menção ao Dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, Homenagem a Zumbi dos Palmares
19h30 – Missa dos Quilombos – (Missa Afro) – Participação Especial do coral Azul e Branco. Celebração: Dom Vicente Costa, bispo da Diocese de Jundiaí
Logo após a Missa teremos o cortejo com as Escolas de Samba de Jundiaí, da Catedral até Clube 28 de Setembro
23h – Atividades Culturais no Clube 28 de Setembro
Culinária Afro, Artesanato, Musica, Literatura, Dança, Roupas, Abertura da Mostra de Cinema Negro (Curadoria: Rodrigo Tangerino – Exibição ocorre três dias após a Virada Negra)

Dia 20 de novembro
8h – Ato Ecumênico à Rua Barão de Jundiaí em frente a Câmara de Jundiaí
9h30 – Marcha da Consciência Negra
12h – Praça de Alimentação com culinária típica Africana e Afro-brasileira
(Praça do Fórum, Feira Gastronômica e Feira de Artesanato Jundiaí Feito à Mão)
Apresentação de capoeira
Aula Aberta e Apresentação de Tambores Africanos
Apresentação do grupo Tambores de Inkice (maracatu)
17h – Teatro Polytheama: Apresentações musicais e show de encerramento com o músico jundiaiense com reconhecimento Internacional, Big Chico – “UM TRIBUTO AO TIM MAIA”

Guarulhos

Guarulhos comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, com muita música

 

 

 

 

 

 

Curitiba

O dia 20 de novembro, quando se comemora o Dia da Consciência Negra no Brasil, não será mais feriado em Curitiba. A decisão foi tomada pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) nesta segunda-feira (4), que acatou o pedido da Associação Comercial do Paraná (ACP) e do Sindicato da Construção Civil do Paraná (Sinduscon-PR). A Associação Comercial do Paraná, o SINDUSCON/PR e o TJPR, vivem numa curitiba ariana, uma curitiba por onde jamais os negros passaram para fazer parte da história e os que estão por aqui vivem na mais absoluta invisibilidade, nesta curitiba muito branca, quase cor-de-rosa e feita de algodão doce onde a ordem é comprar, comprar, comprar num mercantilismo que está acima de qualquer outra luta que não diga respeito ao bolso “deles”. Nós, da Curitiba linda, colorida por todas as cores, inclusive a negra, nós, da Curitiba que queremos e amamos estamos lançando a campanha: no dia 20 de novembro, não compre uma agulha sequer e pare pra pensar que a gente deve dar valor primeiro às primeiras coisas.

Rio de Janeiro

O CIAFRO realiza no próximo dia 20 de Novembro, evento em comemoração ao Dia da Consciência Negra. O Evento batizado de “Valeu Zumbi, sua luta continua, contará com apresentações culturais de makulelê, roda de capoeira, desfile afro e expositores de acessórios afro.

A partir das 15 horas, o samba pede passagem com a roda comandada pelo Grupo Marias do Zé.
O evento além de festivo, terá o lançamento da campanha “Brasil! Povo de Muitas Cores”, que será realizada pelo CIAFRO, com os apoios da Associação Nacional de Mídia Afro – ANMA, Superintêndencia Estadual de Igualdade Racial – RJ, Superintendência Municipal de Nilópolis de Igualdade Racial e Prefeitura de Nilópolis.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Campinas SP

Semana da Consciência Negra!
Nesta semana diversas entidades da sociedade civil, especialmente as ligadas ao movimento negro, estão realizando eventos para assinalar o dia da consciência negra celebrado na dada de 20 de novembro. Estes eventos têm uma orientação comemorativa, mas também estão voltados a afirmação da consciência política, da pertença étnico racial e da reivindicação dos direitos da população afro-brasileira.O dia da consciência negra é fruto do processo de amadurecimento do movimento negro que questionou o acento histórico dado ao dia 13 de maio, data que lembra a assinatura da Lei Áurea.
Compreende-se que a assinatura da Lei Áurea não trouxe a verdadeira libertação. Apesar da legalidade da alforria viu-se a construção de outras formas de opressão e negação do direito à cidadania aos negros.

Os mecanismos de exclusão continuaram assumindo facetas diferenciadas. Não foi permitido o acesso dos negros à educação, emprego renumerado, moradia digna e outras de beneficio à população em geral que já existiam no século XIX. Então a memória da “Abolição da Escravatura” passou a ser cultivada como algo alvissareiro muito mais pelo Estado do que pela população negra.

Dia 20 de novembro…contamos com TODOS vocês nessa caminhada…

 

 

 

 

 

Bahia

A comissão de Reparação da Câmara Municipal de Salvador tem a satisfação em convidá-los(as) para a sessão especial alusiva ao 20 de Novembro – Dia da Consciência Negra que será realizada nesta quarta-feira, as 9h da manhã no plenário Cosme de Farias.

Evento acontece de 20 a 22 de novembro, com extensa programação acadêmica e artística. Inscrições estão abertas. Entre os shows gratuitos: banda Didá, Lazzo Matumbi e Luiz Melodia.

Maranhão

“XIII Semana Municipal da Consciência Negra”, de Imperatriz, intitulada “Mulheres Negras: Protagonismo numa história de lutas, conquistas e desafios”. Por conta disso, os trabalhos a serem apresentados na exposição vão estar contextualizados nesta temática, de forma a valorizar os afrodescendentes e sua cultura.

Os materiais visuais vão permanecer nos estandes das 7h às 17h, com representantes das escolas participantes (alunos e/ou professores), para apresentar ao público presente.
Rio Grande do Sul

A Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães (BPMJG) está promovendo a II Semana da Consciência Negra entre os dias 14 e 20 de novembro.

Confira a programação no cartaz e participe!

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *