XIV Alaiandê Xirê – São Paulo – 2013

Por Pedro Neto

XIV Alaiandê Xirê – São Paulo – 2013

(Abençoado por Mãe Stella de Oxóssi e por Logunedé)

  As maledicências não possuem força suficiente para impedir uma firme caminhada”.

Mãe Stella de Oxóssi

Com o tema “Origens, Tradições e Continuidades – Desafios da Cultura Afro-Americana no Século XXI”-  será realizado de 30/10 a 2/11/2013 o XIV Alaiandê Xirê – Seminário e Festival Internacional de Culturas Africanas e Afro-brasileiras – com o apoio do Instituto Alaiandê Xirê, do Ilê Afro Brasileiro Odé Loreci, do CERNe (Centro de Estudos das Religiosidades Contemporâneas e das Culturais Negras, do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo), da Àgò Lònà Associação Cultural e da Prefeitura de Embu das Artes.

foto Ile Ode Loreci

O Alaiandê Xirê – Festival Nacional de Alabês, Xicarangomas e Runtós – foi criado pelo Ogã e Babalorixá Roberval Marinho e pela Agbeni Xangô Cléo Martins, membros do Ilê Axé Opô Afonjá – BA, sendo realizado anualmente desde 1998 e seu patrono é o orixá Xangô. Tem por objetivo debater questões diversas sobre os povos e comunidades tradicionais de matriz africana com ênfase naquelas relacionadas aos músicos sagrados dos candomblés de todas as nações[1].

O encontro já foi realizado na Bahia, Recife e Brasília reunindo membros dos candomblés e reconhecidos intelectuais e acadêmicos de inúmeras universidades do Brasil e do exterior. Esse é o principal diferencial do Alaiandê.

Neste ano, o orixá homenageado será Logunedé, orixá patrono do Ilê Afro Brasileiro Odé Loreci, onde se realizará o encontro, e tema da primeira mesa do dia 31 que discutirá sua importância na tradição africana e afro-brasileira com a presença de duas sacerdotisas de Idadan na Nigéria.

Nas outras mesas teremos sacerdotes brasileiros e estrangeiros (como  o babalaô nigeriano Ayoade Kazeem Adeleke), pesquisadores brasileiros de inúmeras universidades e estrangeiros vindos de Cuba, Estados Unidos e Europa, para discutir  temas como: religiões no espaço público, convivência inter-religiosa, o sistema oracular de Ifá e a relação entre religião, políticas públicas, patrimônio e artes.

Outra atividade importante será a Roda de Conversa sobre o I Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, coordenado pela SEPPIR, com a presença de importantes lideranças religiosas, políticas e acadêmicas (como a profa. Silvany Euclênio –  Secretária Nacional de Comunidades Tradicionais da SEPPIR-PR, e a Kota Mulanji Mona Kelembeketa, Regina Nogueira –  médica e Coordenadora de Saúde da População Negra de Embu das Artes).

No Festival teremos Alabês do Ilê Axé Opô Afonjá, da Casa Branca do Engenho Velho (Salvador – BA), do Ilê Axé Omo Oxê Igba Aladan (São Paulo – SP), os Muxiki N`Goma do Nzo Tumbansi Twa Nzaambi Ngana Kavungu (Itapecerica da Serra – SP), os Huntós da Casa das Minas de Thoya Jarina (Diadema – SP), os Xikarangomas do Manzo Nkisi Musambu (Carapicuíba – SP), entre outros.

As apresentações culturais ficarão a cargo do DJ Eduardo Brechó e do Samba de Roda da Nega Duda.

Haverá ainda lançamentos de livros, homenagem a sacerdotes e sacerdotisas brasileiros, entre outras atividades.

Entre no site http://alaiandexiresp.com.br/, veja a programação completa e FAÇA SUA INSCRIÇÃO GRATUITA. VAGAS LIMITADAS.

IMPORTANTE: Só terão acesso ao Seminário e Festival os inscritos pelo site.

Serviço:

XIV Alaiandê Xirê – São Paulo – 2013

Seminário e Festival Internacional de Culturas Africanas e Afro-brasileiras

Data

30/10 – 2/11/2013

Local

Ilê Afro Brasileiro Odé Loreci

Rua Monte Alegre, 126 – Jardim Pinheiros – Embu das Artes – SP



[1] Mais informações sobre o Alaiandê, consultar o site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Alaiand%C3%AA_Xir%C3%AA

Comments: 4

  • iyá mirian e iyáròbá setembro 12, 2013

    BOA tarde , ficamos felÍzes por saber que temos no BRASIL semínario , festival ,nacional e internacional da cultura africanas e afro – brasileiras para interagir com roda de conversa neste espaço público maravilhoso . GOSTARIAMOS de comprimentar à todos que estara em x iv alaiandê xirê em pauta com muitas pessoas ínpar e de muito áse . Parabéns !!! ILÊ AFRO ODÉ LORECI .

    MÃE MIRIAN DE OSÚN E IYÁRÒBÁ TY AYRÁ

    Reply
  • Iago Marinho setembro 14, 2013

    Curta a comunidade no facebook

    http://www.facebook.com/alaiandexire

    Reply
  • Pedro Neto outubro 24, 2013

    Olás, ainda temos algumas vagas para o Alaiandê Xirê 2013, encaminhem sua solicitação de inscrição para o mail: alaiande2013@gmail.com

    Reply

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *