É domingo (22 Set) a Primavera Preta 2013! Participe.

“Primavera Preta” marca começo da estação com música, poesia, dança e um grande Pic-nic em pleno Parque do Ibirapuera

Segunda edição do evento reúne Black Music, Samba Rock, Samba, batalha de poesias e ação solidária

A PRIMAVERA PRETA, neste ano em sua segunda edição, é uma ação coletiva de ocupação dos espaços públicos em São Paulo com apoio  da Kultafro, Instituto Feira Preta, artistas e produtores de cultura negra na cidade . O evento , gratuito e aberto ao público, acontecerá no dia 22 de setembro de 2013, das 10h às 19h, em frente ao Museu AfroBrasil, no Parque do Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, VIla Mariana – São Paulo,).

A ideia é saudar a chegada da estação das flores com um grande Pic-nic comunitário regado à cultura negra. Atrações artísticas fazem parte do encontro, como uma apresentação do grupo feminino SambaDelas e também do ZumBlack, grupo de Black Music da Zona Norte de São Paulo.

Na Primavera Preta o público ainda terá a oportunidade de aprender os primeiros passos do Samba Rock com uma aula gratuita ao ar livre, além de aproveitar as atividades para crianças e se emocionar durante as batalhas de poesias que prometem reunir poetas de diferentes estilos.  “Ao ocupar o espaço público para essa manifestação, sinalizamos que fazemos parte da cidade e que atuamos, em suas ações, com o recorte racial. A celebração do encontro visa também a solidariedade para com o seus pares. Esse ano apoiaremos  um músico, que trabalha nas ruas, e que por conta de problemas de saúde em sua família, veio pedir ajuda. Promovendo  esse encontros fortalecemos as nossas causas sociais, artísticas e solidárias. De maneira definitiva ocupamos nosso espaço nesse território”, explica Paquera, presidente do prestigiado Samba da Vela, organizador do evento.

Ação Solidária

Além de um encontro de cultura e amizade, a Primavera Preta deste ano terá uma ação social em prol do músico Emerson Pinzindim, o famoso saxofonista que embeleza todos os dias a avenida Paulista com seu sax tenor. Quem um dia não passou em frente ao Conjunto Nacional e não “colheu” algumas belas notas de seu instrumento… Pinzindim está passando por uma situação difícil: sua esposa viajou recentemente à Rússia para visitar a família, foi esfaqueada  em uma tentativa de assalto. De volta ao Brasil, está internada há dias e o músico não tem condições de arcar com as despesas médicas. Em uma ação solidária, a organização do evento vai comercializar um botom da Primavera Preta ao custo de R$ 5,00 para ajudar Pinzindim.

O evento conta também com o apoio dos artistas plásticos Moises Patrício, Waldomiro Nascimento, do fotógrafo Nabor jr, do jornalistaLuiz Paulo Lima. A Comunidade Samba da Vela e a WAPI Brasil doarão discos e dvds para irem a leilão e para quem forças sejam somadas para fortalecer a ação solidária.

Programação

10h –  Inicio com receptivo

11h – Pic Nic  Atividades com as crianças

12h – SambaDelas – Roda de samba acústico como o grupo de samba formado por mulheres

14h – ZumBlack – Grupo de Black Music da Zona Norte de São Paulo

15h – Free–Style de poesia – Batalha de Poetas

16h – Pinzindim e convidados

17h – Aula de samba rock com o Prof. Leonardo Cordeiro

19h – Fim das atividades

SERVIÇO

PRIMAVERA PRETA

Dia: 22 de setembro, das 10h às 19h

Local: Parque do Ibirapuera, em frente ao Museu AfroBrasil, entrada pelo Portão 10 – Av. Pedro Álvares Cabral, VIla Mariana – São Paulo

Entrada Franca

Comments: 1

  • Eloise setembro 21, 2013

    Parabéns, gostei da iniciativa que resgata e aproxima a cultura afro!

    Reply

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *