Especialistas em Cinema Senegalês na USP

Por Luiz Paulo Lima

Encontro organizado pela NEIMB-Núcleo Interdisciplinares sobre o Negro Brasileiro,com os especialistas em cinema senegalês na USP. Uma atividade decorrente do projeto Universos Culturais Africanos: África de Ousmane Sembène.

Prof.Dr. Samba Gadjigo , Professor de Literatura Frnacesa e Francofonia no Monte Holyoke College,  tem escrito extensamente sobre Literatura e Cinema Africano, em especial sobre os trabalhos de Aminata Sow e Ousmane Sembene. Autor dos livros “Ecole Blanche, Afrique Noire: L`image de L`école  coloniale dans le roman africain francófona(1990) e co-editor de Ousmane Sembéne: Diálogo com críticos e escritores (1993). Dr. Gadjigo também é o biógrafo de Ousmane Sembéne e acaba de concluir a primeira parte de uma obra de dois volumes, Ousmane Sembène: La Vie D`um artiste (Ousmane Sembene: a vida de um artista militante), bem como um documentário baseado em conversas com Sembène.

 

Prof. Dr. Ousmane Sène, Diretor do West African Reserche Center, do Senegal, coordenador das  pesquisas e atividades da instituição e as possibilidades de intercâmbio.Dr. Sène é professor associado de Literatura (Africano-Americano e Africano), no Departamento de Inglês da Universidade Cheikh Anta Diop, de Dakar, no Senegal, onde presidiu o departamento de 1988-1998. É um ex-aluno da Universidade Cheikh Anta Diop, onde obteve seu BA e MA em Inglês antes de ir para Paris para um Ph.D.Especializado  em Literaturas na  Ecole Normale Supérieure de Saint Cloud e Université de la Sorbonne Nouvelle, Paris III.  Antes e depois atuou como professor visitante em várias univérsidades dos EUA, como Michigan State University, da Universidade de Minnesota, Loyola Marymount University, Wofford e Colleges, Beloit College,entre outras. Sène o autor de várias publicações sobre questões relacionadas com a literatura e as ciências sociais e é um colaborador regular de jornais senegaleses  e programas de rádio e televisão. Sène também trabalhou como tradutor free-lance para várias instituições internacionais, como a Agência Pan-africana de Notícias (PANA), representações da ONU em Dakar, USAID, e vários outros orientada para o desenvolvimento de  ONGs.

Serviços

Dia: 15 de agosto de 2013

Horário:10hs

Local: USP\ FFLCH \Prédio das Ciências Sociais, sala 106ª

Cidade Universitária

Promoção:

NEIMB USP

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *