Bahia na Marcha Nacional contra o genocídio do povo negro

Por Rosyane Silva

A Campanha Reaja ou Será Morta, Reaja ou Será Morto, juntamente com outras agremiações, organizações, entidades e grupos políticos e religiosos do movimento negro baiano, promove em Salvador, nesta quinta-feira (22), a Marcha Nacional Contra o Genocídio do Povo Negro, com concentração às 15 h, no Largo dos Aflitos.

A organização da marcha espera receber, em Salvador, caravanas vindas de várias regiões do estado para participarem do ato, como Cachoeira, São Félix, Cruz das Almas, Feira de Santa, Conceição de Feira e Itacaré. Além de militantes de outros estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo.

A marcha representa o marco de unidade de diversos setores dos movimentos sociais em prol da luta contra o genocídio do povo negro, promovido há séculos pelo estado brasileiro, causando compulsoriamente pobreza e exclusão.

O principal objetivo da marcha é denunciar o modelo de segurança pública vigente na Bahia e nos demais estados do Brasil, que elege o indivíduo negro pobre periférico como criminoso natural. Além de propor um novo modelo de segurança pública, que invista em saúde, educação, moradia, trabalho, e principalmente, uma polícia preparada para lidar com cidadãos e não com inimigos de guerra.

Com a iniciativa da Bahia, militantes e ativistas de estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo, adotaram o dia 22 de agosto como dia de luta contra o genocídio do povo negro e também realizarão a marcha em suas respectivas capitais. Em Salvador, está confirmada a presença do grupo Olodum, e do rapper Dexter – O oitavo anjo.

A Campanha Reaja, impulsionada atualmente pelas organizações Quilombo Xis – Ação Cultural Comunitária (Salvador – Ba), Núcleo Akofena (Cachoeira – Ba) e Casa do Boneco (Itacaré-Ba), organiza-se em defesa da vida, e desenvolve suas atividades desde 2005, em comunidades periféricas, pautando o racismo, a violência física e psicológica do Estado para com os negros e pobres. A Reaja é pioneira no debate sobre a desmilitarização da polícia, atualmente em voga.

Assessoria de Comunicação Campanha Reaja ou Será Morta, Reaja ou Será Morto

Para a Marcha foi criada uma cartilha – convite, visando esclarecer e compartilhar as principais ideias da campanha com a população e interessados na luta. Os tópicos da cartilha são:

– O que é genocídio da população negra?

– O que é a Campanha Reaja ou Será Morta, Reaja ou Será Morto?

– Segurança Pública, pra quê e pra quem?

– Um pequeno guia de autodefesa

– Porque uma Marcha Nacional Contra o Genocídio do Povo Negro?

– 10 Coisas que você precisa saber sobre a Marcha Nacional Contra o Genocídio do Povo Negro.

Para acessar o conteúdo completo da cartilha acesse: http://pt.scribd.com/doc/160953866/Cartilha-Popular-Marcha

Para participar e saber mais sobre o evento entre nos links:

https://www.facebook.com/ReajaOuSeraMortoReajaOuSeraMorta

http://reajanasruas.blogspot.com.br

Comments: 1

  • debshops formal dresses setembro 02, 2013

    Wow! This is really amazing informative material. I’m impressed with how much information you have in this article. Thank you for writing this great article.

    Reply

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *