Pílulas de Cultura, 28/07 Dança Afro Contemporânea

Por Adriano José

Instituto Feira Preta e Centro Cultural São Paulo, apresentam: Pílulas de Cultura Feira Preta

Dança afro contemporânea é tema de espetáculos, oficinas e debates no Centro Cultural São Paulo

Programação do evento reúne espetáculos da cantora e bailarina da Guiné-Bissau, Fanta Konatê,  Núcleo de Dança Pélagos e aula de Samba Rock com Prof. Moskito

Há mais de 500 anos a diáspora negra – imigração forçada de milhões de africanos para as Américas e Europa– trouxe ao Brasil uma enorme diversidade de línguas e culturas. A presença da identidade africana foi fundamental para nossa formação cultural, influência enraizada na música e na dança. As Pílulas de Cultura, evento mensal de cultura negra, aborda neste mês de julho o tema: “A ARTE DE DANÇAR NA DIÁSPORA”. Através de espetáculos, oficinas e debates, profissionais da dança descreverão um cenário das diversas linguagens das danças contemporâneas e a sua influência com diáspora com o foco nas culturas afro-brasileira e africana. A Pílula acontece dia 28 de julho de 2013, sábado, no Centro Cultural São Paulo (R. Vergueiro, 1000), das 16h às 20h, com ENTRADA FRANCA. O evento é uma parceria do Instituto Feira Preta e Kultafro.

O evento traz a presença da cantora e bailarina Guineana Fanta Konatê, que apresentará um pocket-show de seu novo espetáculo, que conta sua história de vida, assim como os 10 anos no Brasil e sua carreira internacional; as suas novas composições melódicas e dançantes também integram a apresentação que propõe uma diáspora atual Guiné Brasil, contemporânea e ancestral. A família de Fanta é uma das mais representativas da arte tradicional Malinkê, da região do Hamaná, nas savanas da Guiné, onde surgiram o tambor DJEMBÉ e a música dos Griots.

O samba-rock também marca presença nas Pílulas. O professor Moskito, um dos mais bem conceituados profissionais deste estilo em São Paulo, foi o primeiro a levar o Samba Rock para as escolas de dança de salão na cidade. Ele desenvolveu um método pessoal que tornou mais claro para os alunos os movimentos da dança, formas de dançar que antes eram aprendidos somente pela intuição ou quando passado de geração para geração pelas famílias que se divertiam nas festas da periferia. O público será convidado a aprender a dar os primeiros passos de Samba Rock com o professor Moskito, um especialista na arte de dançar o estilo.

Núcleo de Dança Pélagos também se apresenta no dia. A companhia nasceu por iniciativa do bailarino e coreógrafo Rubens Oliveira de criar um movimento voltado aos jovens da periferia. A base do trabalho corporal do Núcleo é orientado pelo método Educação do Movimento, técnica criada pelo coreógrafo Ivaldo Bertazzo, na qual Rubens Oliveira se formou. O Núcleo apresentará o espetáculo “Volúpia”, que fala das paixões do adolescente quando ama, as sensações, gestos, emoções que vivem nessa fase. A temporada de estréia do espetáculo por CEUs e teatros na cidade de São Paulo atraiu um público de 6000 pessoas em dois anos de apresentações.

 Programação – Pílulas de Cultura Feira Preta 2013 –

A Arte de dançar na Diáspora

 16h – Performance DJ residente MF

 17h –  Roda de Conversa: A Arte de Dançar na Diáspora com:

  •    Fanta Konatê
  •     Rubens – Gumboot Brasil Dance e Núcleo de dança Pélagos
  •   Prof. Moskito

18h30:  Aula interativa de Samba Rock com Professor Moskito

 19h: Apresentação de Dança afro contemporânea, espetáculos de Fanta Konatê e Núcleo de Dança Pélagos

 

S e r v i ç o

Projeto: Pílulas de Cultura 2013

Tema: A arte de Dançar na Diáspora

Dia: 28 de julho de 2013

Horário: Das 16h – 20h Classificação: Livre

Local: Sala Adoniran Barbosa (622 lugares) –

Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000) Informação (11) 3397-4002

Comments: 1

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *