SEMPIR, SMC e Denny Glover dialogam “Cultura Negra” em SP. Participem!!!

Por Redação Kultafro,

Diálogo – Cultura Negra em cena

O Dialogo: Cultura negra em cena é realizado pela Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, como parte do processo da Conferencia Municipal de Promoção da Igualdade Racial que ocorrerá em agosto de 2013.

A Conferencia Municipal faz parte do processo preparatório iniciado pelo chamamento da Presidenta Dilma Rousseff aos governos locais e sociedade civil para a realização da III Conferencia Nacional de Promoção da Igualdade Racial que terá como tema “Democracia e Desenvolvimento sem racismo: por um Brasil Afirmativo”.

Nesse universo, é importante que a cultura negra seja visualizada como um grande patrimônio brasileiro como parte das políticas públicas.  Dessa maneira no Diálogo: Cultura Negra em cena buscaremos contribuir para a sistematização de propostas dos diversos setores atuantes no município de São Paulo.

Data: 01 de julho de 2013

Local: Galeria Olido

Horário: das 17h00 as 22h30

 Programação:

17h00 as 17h30 – Apresentação do documento: Propostas para a política cultural e de igualdade racial em São Paulo. Esse documento inclui analises e propostas referentes à questão cultural e igualdade racial em São Paulo a considerar as sínteses das duas Conferencias Municipais e o atual protagonismo a partir de diferentes áreas como: Samba, Hip Hop, Funk, Bailes Blacks, Cinema, Teatro, Capoeira entre outros.

17h30 as 20h30 – Discussões e encaminhamentos de propostas para a Conferencia Municipal de Igualdade Racial

20h30 as 22h30 – Mesa Redonda

  • Fernando Haddad – Prefeito de São Paulo (a confirmar)
  • Netinho de Paula – Secretário Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CONFIRMADO)
  • Juca Ferreira– Secretário Municipal de Cultura (a confirmar)
  • Lecy Brandão – Deputada Estadual (CONFIRMADA)
  • Sr. Carlão – Escola de Samba Unidos do Peruche (a confirmar)
  • Zezé Mota – Atriz e cantora (a confirmar)

Convidado especial: Danny Glover – Ator e integrante da Transafrica Justice for the African World (CONFIRMADO)

Processo da Conferência:

A Conferencia Municipal deverá ocorrer em agosto de 2013 como fase preparatória da Conferencia Estadual e Nacional.

A CONFERÊNCIA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL (III CONAPIR) ocorrerá no período de 05 a 07 de novembro de 2013 com o tema geral  – “DEMOCRACIA E DESENVOLVIMENTO SEM RACISMO: POR UM BRASIL AFIRMATIVO”. Os Sub-temas são: Estratégia para o desenvolvimento e enfrentamento ao racismo; Política de Igualdade Racial; Arranjos Institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial: SINAPIR, órgãos de promoção de igualdade racial. Fóruns de Gestores, Conselhos e Ouvidorias; e, Participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão e mecanismos de participação da sociedade civil no monitoramento das políticas de igualdade racial.

Como preparação para a Conferencia Municipal será realizada a FASE REGIONAL:

13/julho (sábado) 20/julho (sábado) 27/julho (sábado) 10/julho (sábado)
Leste 1 (Mooca, Aricanduva, Penha, Ermelino, Itaquera e Vila Prudente)  Sudeste (Vila Mariana, Ipiranga, Jabaquara e Santo Amaro)  Sudoeste(Butantã,Pinheiros e Lapa)  Sul (Cidade Ademar, Capela do Socorro, Parelheiros, M’Boi Mirim e Campo Limpo

 

Leste 2 (Guaianazes, Cidade Tiradentes, Itaim, São Mateus e São Miguel)  Centro (Sé e Adjacências)  Norte(Santana,Vila Maria e Jacanã)  OESTE (Perus, Pirituba, Freguesia do Ó, Casa Verde) 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                    

Temos como ponto de partida documentos com sistematização de propostas dos diferentes setores atuantes na área da cultura negra em São Paulo. A proposta é que sejam indicadas pelos representantes desses setores até 5 propostas que sintetizem as reivindicações de cada setor para serem apresentadas no período dos diálogos regionais das conferencias regionais que serão realizadas no mês de julho e agosto de 2013.

 

 

Junho de 2013.

Comments: 1

  • Kultafro junho 27, 2013

    SMPIR dá início aos diálogos temáticos pré Conferência Municipal

    Na próxima segunda-feira, 1º de julho, a Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR) inicia o circuito de Diálogos Temáticos preparatórios da III Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial de São Paulo.

    O Diálogo: Cultura Negra em Cena será o primeiro desse circuito com o objetivo de dar visibilidade a esse tema como um grande patrimônio brasileiro que deve ser fortalecido nas políticas públicas, buscando contribuir para a sistematização de propostas dos diversos setores atuantes no município de São Paulo.

    O processo preparatório se realizará em dois momentos: Diálogos Temáticos (Cultura Negra, Funcionalismo Público, Indígena, LGBT, Juventude Negra e Interreligioso) e Etapa Regional (que se realizará em oito regiões no município de São Paulo). Após a realização desses dois momentos, será realizada a Conferência Municipal, seguida da Conferência Estadual, em agosto.

    Com isso, a SMPIR está dando andamento ao processo preparatório iniciado pelo chamamento da presidenta Dilma Rousseff aos governos locais e à sociedade civil para a realização da III Conferencia Nacional de Promoção da Igualdade Racial, sob a coordenação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da Republica Seppir/PR, que terá como tema “Democracia e Desenvolvimento sem racismo: por um Brasil Afirmativo”.

    Diálogo “Cultura Negra em Cena”:

    17h00 às 17h30 – Apresentação de propostas referentes à questão cultural e igualdade racial em São Paulo a considerar as sínteses das duas Conferências anteriores e o atual protagonismo a partir de diferentes áreas como: samba, hip hop, funk, bailes blacks, cinema, teatro, capoeira, literatura, entre outros.

    17h30 às 20h30 – Discussões e encaminhamentos de propostas para a III Conferência Municipal de Igualdade Racial

    20h30 às 22h30 – Mesa Redonda
    •Netinho de Paula – Secretário Municipal de Promoção da Igualdade Racial
    •Juca Ferreira – Secretário Municipal de Cultura (a confirmar)
    •Leci Brandão – Deputada Estadual
    •Danny Glover – Ator e integrante da Transafrica Justice for the African World
    •Representantes dos diversos setores da Cultura Negra da Cidade de São Paulo

    Serviço – Diálogo: Cultura negra em cena
    1º de julho, às 17h00
    Local: Galeria Olido – Sala Olido
    Av. São João, nº 473 – térreo – Centro – São Paulo – SP

    Reply

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *