“Nosotros, afroperuanos” será apresentado em Nova Iorque e Washington DC (EUA)

Por Gabriela Watson

O Peru também é afrodescendente. Além da importante herança Inca, no país existe uma tradição africana que impactou todas as dimensões sociais.

Sobre esta tradição cultural e política, Gabriela Watson, produtora audiovisual afrobrasileira, de pais afroperuanos e Danielle Almeida, brasileira e pesquisadora de música afrolatina, realizaram o documentário “Nosotros, afroperuanos”, para mostrar como a herança africana no Peru tem a mesma força que outros povos da diáspora africana nas Américas, com as particularidades demarcadas pelo contexto histórico particular da colonização e da conformação da república peruana.

Foto Gabriela Watson/Acervo

O documentário, que já foi exibido no Peru e no Brasil, será exibido em duas cidades dos Estados Unidos, Nova Iorque e, na capital, Washington DC.

– Exibição em Nova Iorque

Em Nova Iorque, o documentário será exibido no centro cultural Raw Space, localizado no Harlem, no dia 22 de maio. Após a exibição, serão feitos os comentários pela diretora Gabriela Watson e por Mónica Carrillo (LUNDU Centro de Estudios Afroperuanos www.lundu.org.pe), que irá explicar o processo de luta racial no Peru e do Obervatório Afroperuano de Mídia que analisou a representação afroperuana em mais de 9.000 jornais do pais.

Esta atividade está sendo patrocinada pelo Afrolatin @ Project, sediado em Nova Iorque, organização que promove a aproximação através de conteúdo digital entre as comunidades afro-latinas nos Estados Unidos e as Américas (www.afrolatinoproject.org), além da ONG afro-peruana LUNDU e “The Arturo Schomburg Democrática Club” (ASDC), instituição que atua desenvolvendo atividades sociais na comunidade do Harlem – NY.

– Exibição em Washington DC

Já em Washington DC, a exibição será no dia 25 de maio, na livraria Sankofa, do premiado diretor etíope Haile Gerima. Após a exibição haverá uma roda de conversa com a realizadora Gabriela Watson, além de diversos cineastas e pesquisadores que apoiaram a atividade.

 

Serviço: Exibições de “Nosotros, Afroperuanos” nos EUA

Nova Iorque:

22 de maio de 2013 – 18h

Local: Raw Space – 2031 Adam Clayton Powell Blvd ( 7th Ave.), entre 121st. & 122nd St Harlem, NYC

Entrada livre

 

Washington DC:

25 de maio de 2013 – 15h

Local: Sankofa Video, Books & Cafe –

2714 Georgia Ave NW, Washington, D.C. 20001

Entrada livre

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *