Rita Monteiro, primeira VJ negra da MTV Brasil

Por Luiz Paulo Lima

A MTV Brasil nasce nos anos 90 como a terceira versão de um canal voltado para o público jovem a ser lançada no mundo, (primeira nos EUA e a segunda foi a MTV Européia). Para quem leu o livro a Negação do Brasil de Joelzito Araújo, pode imaginar o que significou a imagem e voz de Rita Monteiro, como a primeira VJ negra da história não só da emissora como da televisão aberta no país.
Podemos redimensionar o impacto de uma Vj negra, no nascimento dessa emissora reconhecida como além da mais jovem, primeira televisão segmentada, primeira a transmitir a sua programação 24 horas por dia, e além disso foi a TV mais admirada, segundo o jornal Meio & Mensagem.
Rita Monteiro, carioca, Imperiana , fanática pelo Bairro de Madureira por conta dos amigos e comunidades , muito jovem se desloca para São Paulo com esse grande sonho e a realidade se transforma por mérito e qualidade. É escolhida entre 2000 candidatas ao cargo e função de VJ na MTV Brasil, junto com Astrid Fontenelle, Cuca Lazzarotto, Gastão Pereira, Maria Paula, Thunderbird e Zeca Camargo.


Além de talento, exigiu dessa garota muita coragem para defender esse território, incorporar nas suas pautas “ilustres” desconhecidos, músicos, compositores que enxergavam naquela menina de “dreadlocks”, sorriso largo e atitude, uma oportunidade também única.

Foi assim com a banda da baixada fluminense “Cidade negra”, Banda Obina Shock , entrevistas exclusivas com Living Collor, coberturas de grandes eventos internacionais como o primeiro “Rock in Rio” que propiciaram os telespectadores não acostumados a conhecerem a existência de um mundo negro artístico e cultural da melhor qualidade.

Ser a primeira, sempre é mais difícil, independente do recorte de gênero e raça. Esse país chamado “Brasil” que insiste por desconhecimento e interesses chamar os concessionários como “Donos” de canal de televisão, onde os mesmos defendem a vocação dessa plataforma como função básica atuar no entretenimento, esquecem que as regras dessa concessão exigem também a incorporação do papel para a educação e cultura.
A televisão ocupa um papel muito importante na vida dos brasileiros. Talvez caso único no mundo, imaginem alguém sair correndo do trabalho ou escola para assistir uma novela, futebol, jornal ou outro programa de interesse.

Portanto não se trata de diminuir a importância das também guerreiras e queridas Adriana Lessa e Pathy DEjesus, mas precisamos reconhecer fatos históricos que nos abastecem cotidianamente para seguir em frente.
E agora com a possibilidade do ciclo da emissora findar com o anúncio de venda da rede que pertence ao grupo Abril, que tem os direitos da marca “MTV Brasil” licenciado até 2018, é um bom momento para  fazer- se  esse reconhecimento público. Portanto o começo já se sabe, mas aonde vamos chegar o tempo e a história sem dúvida dirá. Parabéns Rita Monteiro, pela bela contribuição!!!

Luiz Paulo Lima

Luiz Paulo Lima

Jornalista, BK4 Comunicações

Comments: 7

  • sandra bello abril 13, 2013

    valeu Luíz Paulo Lima !!!! bela belíssima matéria , informativa, com o compromisso com a história de fato . valeu . esta matéria é um grande reconhecimento prácompanheira Rita !!!
    abracos
    sandra bello
    vamos seguindo …

    Reply
    • Filó Filho abril 14, 2013

      Prezado Luiz Paulo..

      Parabéns pela matéria da nossa irmã Rita num momento quem que precisamos de valorizar nossos candances.. A nossa memória é curtissima e matéria como estas fazem com que as novas geraçoes reconhecem que lá atrás muitos de nós pavimentaram a atual estrada em que trafegam pela vida, principalmente no seio da identidade racial.

      Grande abraço
      Filó

      Reply
  • jose de souza andrade abril 14, 2013

    É essa a parada, dizer de fato quem é quem no processo. Sem muito papo, Rita Monteiro!!!

    Reply
  • cosminho abril 14, 2013

    olha a materia amor…..te amo!

    Reply
  • Luiz Fernando Ferreira da Costa abril 30, 2013

    Valeu Luiz Paulo obrigado pela verdadeira matéria abraços.

    Reply
  • FERNANDO LUSAKA julho 20, 2013

    Na verdade, a emissora MTV, ela é AUSTRALIANA, e depois de 1 ANO no AR, o 1º país, além da AUSTRÁLIA, a ter, o CANAL MTV, foi o EUA e eles espertos com são, fizeram, um BELÍSSIMO ESTÚDIO em NOVA YORQUE e apartir daí, toda a programação OFICIAL da EMISSORA, passou a ser transmitida, OFICIALMENTE de NOVA YORQUE para o MUNDO e a AUSTRÁLIA, passou, a ser um PAÍS DEPENDENTE dos EUA, e esse,TIMAÇO da foto, é a 1ª EQUIPE da MTV BRASIL e entre, essa MARAVILHOSA EQUIPE, está a nossa RITA MONTEIRO, a 1ª e ÚNICA VJ do BRASIL e o nosso IRMÃO, LUIZ PAULO LIMA, que é um MANO da melhor qualidade,fez essa MARAVILHOSA matéria sobre a nossa RITA MONTEIRO, para que as novas GERAÇÕES, vejam que a luta e grande,e reconheçam, que a ESTRADA que hoje é PISADA todos,foi LAPIDADA por todos nós que lutamos, para que a nossa MPB e a CULTURA BRASILEIRA, nãO FIQUE ESQUECIDA.

    Reply

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *