LilianG: A Arte de fazer, a arte de trançar

Lilian G

Meninas, hoje vou falar para os meninos também, porque não? Tenho certeza que tudo que usamos relacionado com a beleza, primeiro nos remete à nossa autovalorização, acentuando a auto- estima. Mas logo na sequência trata-se de comunicação com os meninos, não é verdade? Sobre esse tema , vamos falar primeiro, como as tranças marcaram as civilizações através da história .

 

A origem pode ser datada lá pelos 500 a.C. com a civilização “Nok” que vivia ao norte da Nigéria, civilização essa, que dominavam o conhecimento da metalurgia. Imaginem esse povo que contribuiu como seu estilo artístico, transformando esses referenciais em uma importante prova das tradições culturais pré-coloniais da África Ocidental. Lembramos que esse período é conhecido como a “Idade do Ferro Antiga”, usavam vários minérios como o bronze, estanho, cobre além do ferro para produzirem seus artefatos, como lanças, machados, vasos, esculturas e estátuas, etc.

O que esses fatos têm a ver com as tranças? Muito, pois o trabalho artístico esculpido em grande parte desses artefatos, possibilitou as civilizações posteriores, identificarem nas gravações, adornos, tranças nos cabelos femininos e masculinos. Esses trabalhos artísticos são abrangentes nos estilos e significados. Apresentam uma diversidade nas representações no terreno social relacionados à religião, parentesco, estado ,idade, etnia, status social e outros atributos de identidade expressos nos penteados. Hoje, sabe-se que antes de haver a escrita as mulheres com mais idade, trançava suas filhas, netas e parentes, neste momento passavam o conhecimento por meio da tradição oral.

TRANÇA/REVISTA RAÇA BRASIL

Dos povos que vieram para as Américas na condição de escravizados trouxeram heranças culturais, onde em 500 anos passaram de referencias de identidade étnica para ações afirmativas.

Se afirmar como negra e negro é provar que as diversidades são fundamentais como condição para viver em sociedade.
Então meninas e meninos, as tranças e dreadlocks (dreads) fazem das “cabeças” um traço importante da nossa cultura, que se democratizou para as outras etnias como algo “Belo”. Isso é muito importante.
Hoje é moda. Não é incrível?

Dica: quer fazer seu cabelo crescer rapidamente, faça tranças.
A criatividade e estilos de tranças e dreads não tem limites.
Se usar fios de Lã ( várias cores), serve de estilo, aumentar o tamanho , dar mais durabilidade e firmeza às tranças. A dica é : para fazer trança aplicando fio de lã, é necessário que as meninas ou meninos tenham de 6 à 7 cm ou 3 dedos de cabelo . Se não tiver esse tamanho mínimo, corre o risco de fazer e não durar ou as tranças ficarem muito apertadas, e acabar machucando o couro cabeludo. È importante alguns procedimento para preparar esse cabelo. Lave bem, pois para todo e qualquer processo que seja feito é necessário que os cabelos estejam limpos. Se utilizar o creme ou condicionador, enxague para retirá-los.

Cada profissional se especializa em tipos e estilos;

Trança Nagô 


Trança lateral


Tranças com canecalon


Tranças com Lã


Dreads

Tranças com desenhos geométricos


Vamos tirar algumas dúvidas  recorrentes:

1) Dói muito?

 Lilian G :Não deveria, trançar não é sofrimento, não é natural você sofrer pra fazer uma obra de  arte nos seus cabelos. As tranças não  duram  mais por estarem apertadas, por isso o  couro cabeludo não precisa sofrer.  É simples, peça para sua(eu) cabelereira(o) para não apertar muito.

2)  Qualidade e durabilidade ?

 Lilian G : Estão ligadas ao tipo de cabelo e cuidados necessários, sendo mantidas por  15 ou mais dias, usar proteção para dormir e cuidados ao lavar. Cabelos lisos duram no máximo 3 dias e cabelos crespos entre uma semana à um mês, dependendo do tipo de trança. Lembrando sempre que essas afirmações não são regras.

3)  Demora muito para fazer?

Lilian G : Depende do tamanho do cabelo, quantidade e desenhos das tranças. Pode durar de 4 até 10 ou mais horas. Já as tranças mais fáceis em média 1 hora a 1 hora e 30 minutos, isso o cabelo já pronto, desembaraçado e limpo.

4)  Trançar quebra o cabelo?

Lilian G: Não quebram, ao tirar pode ser que sim, portanto molhe e passe creme, com hidrata e facilita para pentear.

5)  Faz cair os cabelos?

Lilian G : O normal é cair 100 fios de cabelos por dia. Com os cabelos trançados não cairão por estarem presos. Isso significa que ao destrançar, toda quantidade deveria cair naturalmente pode cair em um único momento. Como toda regra tem exceção, alguns cabelos são mais sensíveis e podem ficar quebradiços.

6) Meus cabelos estão com química, posso fazer tranças?

Lilian G: É preciso deixar claro que eles podem ficar quebradiços.

7) Como dormir com as tranças?

Lilian G: Uma solução caseira, a meia-calça é sua aliada, se for solteira é claro.  Pegue a parte da cintura que ficara na cabeça e corte as partes das pernas e amarre.

8)  Como lavar?

Lilian G: Lave com muito cuidado, esfregue entre as tranças cm as pontas dos dedos (no sentido das tranças para não desfiar).  Dissolva o shampoo com um pouco de água antes de passar na cabeça, lave com agua fria, para não ressecar. Enxague tem que ser em abundância e não pode ficar com  resíduos  de shampoo. Se deixar shampoo pode danificá-los. De preferência para  lavar na parte da  manhã para dar tempo de secar naturalmente , caso contrario use o secador.

Meninas, fico por aqui, espero que tenham curtido as  nossas dicas.

A beleza da mulher negra


Comments: 14

  • monica silva abril 25, 2013

    parabéns adoreii muito as dicas bkjss!!!

    Reply
    • sidney junho 26, 2013

      Muito bom bjs

      Reply
  • lucimar abril 25, 2013

    interessante, muito interessante, bjs.

    Reply
  • Denize Silva abril 25, 2013

    Muito bom!!! Está cada vez melhor!!!

    Reply
  • Jaqueline da Silva abril 26, 2013

    Muita criatividade sem contar com os belíssimos modelos.

    Reply
  • Márcia abril 26, 2013

    Qualquer horas dessas apareço com uma trança bem bonita rsrs acho lindo!

    Reply
  • Denise Silva abril 29, 2013

    Li, amei a trança lateral, chiquerrimo!!! de muito bom gosto

    Reply
  • Fátima Ribeiro maio 01, 2013

    Adorei as dicas sobre tranças e também sou adepta à elas…qualquer dia nos falaremos para trocar figurinhas sobre isso. Por incrível que pareça também sou do Sabará, nos encontraremos por ai…Bjoks!

    Fátima

    Reply
  • Silvia maio 12, 2013

    Adorei as dicas! Parabéns! Bjus

    Reply
  • marcos maio 15, 2013

    vc é maravilhosa !!!!!!!!!!!!!!! Parabéns bjusssss

    Reply
  • Mauro Moreira maio 15, 2013

    Olá Gata lindo trabalhos .. maravilhoso

    Reply
  • Robesmar maio 23, 2013

    Parabéns pelo trabalho, pela forma de explicação e historico de que forma tudo começou.

    Reply
  • Maria junho 04, 2013

    Nossa K Tudo de bom,belíssimo trabalho amei viu…Parabéns!!!

    Reply
  • sidney junho 26, 2013

    Muito bom

    Reply

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *