Quilombos Paulistas com a Luna y Sol Trilhas

Por Ana Rosa da Luna y Sol Trilhas

O Turismo Étnico brasileiro está entre os dez mais inovadores programas sustentáveis de viajem do mundo, segundo a National Geográphic Society e Changemakers da Ashoka entidades de referência global para o segmento.

Herança, Identidade, Educação e Cultura, são as bases que serão visibilizadas na editoria Turismo Ètnico da Rede Kultafro, incentivando divulgação, visitação turística, geração de renda, capacitação das comunidades, preservação ambiental, como uma grande oportunidade para analisar as melhores práticas de turismo de memória ligando o passado com o presente nesses sítios históricos.

Eco Turismo Cultural Luna y Sol Trilhas

A Eco Turismo Cultural Luna Sol Trilhas realiza um evento bimestral, com a visitação em vários quilombos no Estado de São Paulo e centro da capital paulista, envolvendo artistas parceiros convidados para o sarau e apresentações culturais de forma rotativa, para que todos possam mostrar sua arte, para todos os tipos de públicos, fortalecer a “Afro Economia” viver com dignidade e não esperar só o 20 de novembro mantendo uma programação o ano todo.

Evento: Tour e Sarau Afro Cultural

Turismo Afro Cultural organizado pela Agência de Eco Turismo cultural Luna Sol Trilhas tem como proposta o fortalecimento das comunidades quilombolas, desenvolvimento social, turismo sustentável arte e cultura Afro-brasileira.

Local: Quilombo Mandira em Cananéia, litoral sul SP.

A história desta comunidade começa em 1866, quando o Mandira era uma fazenda de arroz ainda escravagista. O dono teve com uma negra um filho bastardo, que herdou um pedaço de terra, passado de geração em geração até chegar ao Sr. Francisco de Sales Coutinho, líder da comunidade e presidente da Associação Reserva extrativista do Bairro Mandira. Em 2000, a comunidade foi reconhecida como quilombola e houve também a decretação. Hoje, vivem na comunidade 110 pessoas, todos parentes entre si, em diferentes graus, e a maioria com sobrenome Mandira, herdado da própria terra.Além das boas histórias, a visita ao local rende um lindo passeio de canoa pelo mangue e os canais de águas transparentes até chegar à área de cultivo de ostras, a base da sobrevivência da comunidade.

*Café da manhã
*Histórico do Quilombo
*Roda de conversa
*Visita a Casa de Pedra e Trafego de Farinha
*Fotos e registro de depoimentos
*Trilha para a cachoeira Salto do Mandira ou engorda de ostras
*Almoço
*Sorteio de produtos do Luna y sol trilhas
*Sarau interativo
*Exposição e vendas de artesanato temático, livros,batas afro e camisetas
*Visita a cooperativa de artesanato do quilombo
*Café da tarde
*Agendamento antecipado

Tel.: (11) 4439-0139/ 7537-2907/ 9648-8672

Skype: Luna.sol.trilhas

www.lunaysoltrilhas.com.br

https://www.facebook.com/events/434944483258774/?ref=3

Comments: 1

  • Marcio março 08, 2013

    Muito bom. parabéns.

    Reply

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *