LilianG, Cabelos Brancos

Por Lilian A. Constantino

Como Nelson Gonçalves no passado cantou “… Os meus sorrisos francos, refletem-se hoje em dia , nos meus cabelos brancos…” e Chico César no presente contemporizou com “…Danças , tranças, ,cantos, respeitem meus cabelos brancos..” Inspirada nos poetas pelo menos hoje, a sugestão é: aposentem as tintas e assumam seus fios de cabelos com elegância, dignidade e estilo.

Hoje a nossa conversa é com as mulheres que ainda enxergam os cabelos brancos como inimigo , o “vilão” da beleza feminina. Essa culpa é histórica e marca o tempo com preconceitos por conta basicamente das desinformações. . Esses entendimento tornaram-se natural e até engraçado, pois para os homens a chegada dos cabelos brancos é considerado um charme e para as mulheres  diz-se logo “ela está envelhecendo”.

Sabemos que o  corpo fala e nós mulheres de todas as idades estamos cada vez mais autônomas e protagonizando em quase todas as áreas, sentindo-nos  poderosas com atitude. Não é o biótipo físico da mulher que determina a beleza do visual grisalho e sim os cuidados com os fios para deixá-los homogêneos, brilhosos e portanto saudáveis.


Os cabelos brancos ou canície nome científico da despigmentação, dados pelos dermatologistas, não tem hora para aparecer e variam de pessoa para pessoa.. As causas provém de diversas origens, desde  a alimentação, traumas emocionais e até a propensão genética, ou seja fatores hereditários Os homens tem uma aceleração desse processo de embranquecimento mais rápido do que das mulheres. Porém em ambos as preocupações diárias , indo bem no popular, como já vimos anteriormente, também justificam os aparecimentos das “madeixas brancas”.

Como cuidá-los?
Os fios brancos não são mais fracos que os coloridos. Ao contrário geralmente apresentam-se mais fortes e “rebeldes”. Além da cor, os fios sofrem alterações em sua estrutura. “Eles são mais secos, mais grossos e têm menos elasticidade, por isso apresentam mais “frizz”,   aqueles fios  que teimam em ficar em pé. Tecnicamente, o cabelo se comporta como uma esponja seca que absorve toda a água que tem por perto e de uma só vez.Por isso quando ele é seco , absorve toda a umidade externa, fica poroso e cria o” frizz”. Então a única forma de evitá-lo é mantê-los super-hidratados.
– Usar um shampoo com base em creatina na sua composição para evitar a cor amarelada, fortalecendo e suavizando as fibras capilares .

– Água quente é campeã do ressecamento. Lave os com água morna ou fria.

– Hidratação com vitaminas e base de aminoássidos e pantenol pelo menos uma vez por mês

– Um belo corte

–  Uma bela maquiagem de acordo com a sua idade e o momento complementa o look.

Minhas amigas, a intenção não foi só constatar que os homens ficam bem com os cabelos brancos, mas valorizar nós mulheres, quarentonas, cinquentonas,sessentonas e assim por diante, assumindo os nossos fios brancos quando assim quisermos, e nos acharmos as super-mulheres que somos.

Espero que tenham gostado.

A beleza da mulher negra

 

 

 

 

 

 

 

 

Comments: 12

  • lucimar março 22, 2013

    Nossa show de bola, amei essa reportagem, até to me sentindo mais charmosa com meus fios brancos que agora teimam em aparecer, brigada LilianG nota 10 pra vc um reportagem onde me fez pensar, se não posso pintar ou se não gosto de pintar , posso asumi-lo assim pq sei como cuidar bjs.

    Reply
    • lilian março 26, 2013

      OI AMORE…ANTES MAIS NADA QUERO MUITO TE AGRADECER PELA FORÇA QUE C SEMPRE ME DA!
      O QUE POSSO FAZER É SOMENTE AGRADECER A NOSSA AMIZADE!
      QUERIDAAAAA RS

      Reply
  • Marvin Gaye Cover março 22, 2013

    Muito legal , temas , informações e até vagas de empregos , o layout também é agradavel com o marrom predominando indicando á raça negra , ótimo

    Reply
    • lilian março 26, 2013

      SEJA MUITO BEM VINDO QUERIDO.SIM REALMENTE ESTE SITE É SUPER INFORMATIVO E CRIATIVO,ESPERO QUE ESTEJI SEMPRE POR AQUI!
      BEIJUSSSS

      Reply
  • Cida março 22, 2013

    Está lindo , adorei sua página e as informações ….e o cabelo da negona tá um show heim ???? Quem sabe eu crio coragem e deixo o meu igual. Beijo lindona.

    Reply
    • lilian março 26, 2013

      OBRIGADA PELO COMENTARIO QUERIDA CIDA!
      BEIJOKA

      Reply
  • Leila Valéria março 22, 2013

    Boa dica de beleza pois é muito importante , saber como lidar com nossos cabelos brancos !
    Parabéns !!!

    Reply
    • lilian março 26, 2013

      AGRADEÇO A FORÇA MINHA MANA,OBRIGADA POR ACREDITAR…

      Reply
  • Silvia março 31, 2013

    Muito interessante, dá até vontade de assumir o branquinho. Parabéns pela matéria. bjusssssssss

    Reply
  • Viny Santos abril 01, 2013

    Parabéns Lilian, amei demais a matéria…. Continue assim… Torço muito por vc… Beijoss!!!

    Reply
    • lilian abril 02, 2013

      OBRIGADA AMORE! BOA SORTE PRA GENTE!

      Reply
  • Elaine novembro 15, 2013

    Adorei seu texto e vou postar na pagina que administro “tenho cabelos brancos, e daí?”

    Reply

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *