Itaú Expo Gil 70 anos

Por Leno F.Silva

Em 2012 Gilberto Gil completou 70 anos e 50 de carreira. Para homenageá-lo o Itaú Cultural organizou uma exposição que reúne, em três andares, as diversas facetas do cantor e do compositor baiano. Estão lá músicas, fotografias, até obras e instalações concebidas a partir de suas criações.

Visitei a mostra no último domingo e, por conta própria, rebatizei a iniciativa de Gil 120: 70 de idade mais 50 anos dedicados à geleia geral brasileira, com centenas de canções compostas e cantadas, participações nos mais expressivos movimentos culturais do país, além de contribuições na política, nas lutas ambientais; e sempre sintonizado com as transformações do mundo contemporâneo.

Ao observar a linha do tempo, um recurso didático que registra os mais importantes fatos da vida do artista desde o seu nascimento até o final de 2012, fica claro que o autor de “Expresso 2222” é um cidadão profundamente comprometido com o seu tempo e com tudo o que nele está inserido. Não por acaso, mais do que um intérprete, Gil se transformou em um dos mais contundentes inspiradores do pensar no Brasil, que navega com tranquilidade pelos mares da filosofia até distintas reflexões sobre políticas públicas como caminhos para a democratização e o acesso à cultura.

Tanto nas músicas quanto em outras manifestações faladas ou por meio de textos, Gil é um exímio cuidador das palavras. Sabe utilizá-las com criatividade, ternura, afeto e doçura. Tudo isso com consistência, articulação e propriedade.

Percorrer a exposição permite conhecer as dimensões de criador, fazedor, ativista e inspirador, as quais Gilberto Passos Gil Moreira desempenha com a mesma desenvoltura, com os pés no chão, a cabeça no universo e a consciência de ser um eterno aprendiz do viver. Gil 70 é imperdível. Vá e confirme. Por aqui, fico. Até a próxima.

Serviço:
Gil 70
Exposição concebida por André Vallias com colaboração de Frederico Coelho
Itaú Cultural, até 17 de fevereiro de 2013
Av. Paulista, 149, São Paulo, SP, estação Brigadeiro do Metrô
Mais informações em www.itaucultural.org.br

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *