Mad Professor, no Brasil

Por Luiz Paulo Lima

Para quem gosta do estilo musical, poderá dançar muito, porque retorna ao Brasil entre os dias 23 de outubro  e 05  de novembro  para oito apresentações, acompanhado do filho mais velho Joe Fraser Ariwa, nada mais nada menos que Neil Fraser , mais conhecido como Mad Professor, comemorando seus 33 anos de carreira.

Um dos top da Dub,que para muitos não se trata simplesmente de mais um  gênero musical, inclusive  considera impreciso esse termo , pois além de  uma técnica  nascida nos anos 60, usando remix de musica reggae ,pela qual  se retirava grande parte dos vocais e valorizavam o baixo e a bateria , somando-se a   tudo isso  os “ingredietes” do  universo rastafári jamaicano, acrescentando ao  “recheio”  a conexão religiosa.

Mad Professor foto:divulgação

Mad Professor/divulgação

Neil nasceu na Guiana Inglesa, onde saiu muito pequeno. Diz a história que  ele desmontou o radio da mãe com 5 anos de idade, com a curiosidade de saber quem estava falando ali dentro. Desmontou e montou novamente , surgindo daí o apelido que vai acompanha-lo pela vida toda, o Mr.Mad Professor.(O professor Maluco).

Nos anos 80, se tornou o principal nome da segunda geração da Dub, e das novas tendências da música eletrônica mundial contemporânea, Criou recentemente a ”Dub Step”,já tendo lançado 3 discos neste estilo, atraindo grandes públicos e fãs pela Europa, Américas, Caribe  e Africas.

Mad, tem uma ligação muito forte com o Brasil, em uma entrevista exclusiva concedida a Rita Monteiro em Londres , contou que já estava tudo acertado para ser o produtor do segundo álbum do Chico Science e Nação Zumbi, quando infelizmente  soube da morte do parceiro em um acidente de carro no Recife,  em 03 de janeiro de 1997. Foi a partir do Chico Science que Mad virou os olhos e ouvidos para nosso país. Reconheceu que mesmo tendo nascido em um país vizinho, tinha este vácuo na sua vida musical.

Ele hoje é um “Business man” de sucesso, um empreendedor nato, com personalidade forte e por vezes controversa, trata todos os contratos pessoalmente, e tem planos estratégicos de criar a  “Ariwa Brasil”, um selo para lançar artistas brasileiros em Londres.

Foto: Divulgação  Mad Professor

Foto: Mad Professor/divulgação

Luiz Paulo Lima

Luiz Paulo Lima

Jornalista, BK4 Comunicações

Comments: 1

  • Rita Monteiro outubro 25, 2012

    Adorooo esse oclinhos!! figura , Mad Professor !

    Reply

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *