Acordo de Coprodução Cinematográfica Brasil Reino Unido

Acordo Brasil Reino Unido/divulgação

Ministra Marta Suplicy assina, em Brasília, documento com o Reino Unido

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, e o ministro adjunto de comércio e investimentos da Grã-Bretanha, Lorde Green de Hurstpierpoint, assinaram nesta sexta (28), na presença da presidenta Dilma Rousseff, acordo de coprodução cinematográfica.

“O acordo é importante pelo mercado audiovisual britânico; também porque fortaleceremos o intercâmbio técnico e cultural”, explica a ministra.

De acordo com Marta, “o status de coprodução permite o acesso às ferramentas de fomento dos países envolvidos, auxilia viabilizar obras”.

A ministra também disse que “o acordo facilitará o reconhecimento de obras produzidas conjuntamente, o que é bom para o Brasil”.

Esse acordo é discutido desde 2005. Os termos foram negociados pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) e British Film Institute, que, em 2011, assumiu as funções do antigo United Kingdom Film Council na condução da política audiovisual britânica.

O Acordo de Coprodução Cinematográfica foi firmado no Palácio do Planalto, em Brasília, durante solenidade que contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff e do primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, que está em visita oficial ao Brasil.

Seis acordos para cooperação bilateral nas áreas econômica, educacional e cultural foram assinados durante a cerimônia. Um dos acordos prevê o intercâmbio de informações relacionadas à preparação de megaeventos esportivos.

(Texto: Ascom/MinC)
(Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *