Membros · Quilombhoje Literatura

O Quilombhoje Literatura surgiu como um grupo paulistano de escritores em 1980 com o objetivo de discutir e aprofundar a experiência afro-brasileira na literatura. O grupo tem o propósito de incentivar o hábito da leitura e promover a difusão de conhecimentos e informações, assim como desenvolver e incentivar estudos, pesquisas e diagnósticos sobre literatura e cultura negra.

Divulgação - Roda de Poemas - Bienal Internacional do Livro

Divulgação – Roda de Poemas – Bienal Internacional do Livro

O Quilombhoje Literatura vem desenvolvendo há mais de 30 anos vários projetos, dentre eles a produção anual deCadernos Negros (poemas e contos), série que, criada em 1978, já alcançou o 34º volume; a organização de rodas de poemas, peças de teatro, utilizando poemas de autores como Solano Trindade e Cruz e Sousa, e saraus, especialmente o Sarau Afro Mix.
Atualmente o grupo é coordenado pela jornalista e escritora Esmeralda Ribeiro e pelo escritor Márcio Barbosa, que já foi colaborador da Revista Raça Brasil. Ao organizar os livros da série Cadernos Negros, o Quilombhoje reúne autores de vários Estados brasileiros.

Escritores participantes de Cadernos Negros participam também de saraus, palestras, debates, lançamentos não só dos Cadernos Negros mas também de livros individuais, roda de poemas, além de participarem de conferências e de seminários em universidades do Brasil e do exterior.

O Quilombhoje organiza anualmente o lançamento de um volume de Cadernos Negros. Nesse evento agregam-se outras linguagens, como música, dança e teatro. Nesse mesmo espaço também há um minisseminário sobre literatura afro. O evento é universal e gratuito.

Esses lançamentos já foram realizados em espaços como Sesc Pompeia, Itaú Cultural, Sesc Paulista, Masp, dentre outros.

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *